Pode parecer estranho, mas muitos empreendedores não se programam financeiramente, por isso vamos explicar como fazer seu planejamento orçamentário.
É importante ter um bom planejamento orçamentário e aumentar seu foco nas ações para que sua empresa consiga manter a saúde financeira.
Sem um bom planejamento orçamentário a empresa pode ficar à deriva e sem um norte do que deve ser feito para continuar nos trilhos. Como resultado, muitas empresas vão à falência por simplesmente não ter um objetivo bem definido e claro.
Continue lendo e entenda:
- O que é planejamento orçamentário;
- Como fazer um planejamento orçamentário;
- Dica extra: Como ter mais segurança.
Para começar é importante entender do que estamos falando.
O que é planejamento orçamentário?
O planejamento orçamentário é um plano do que pode ocorrer nos próximos meses, ou até no próximo ano da empresa. Podemos comparar à contabilidade, só que de trás para frente. Como a contabilidade procurar registrar o que já aconteceu, este planejamento procura antever o que vai acontecer.
Com a ajuda deste planejamento é possível estimar cenários possíveis e se programar melhor para os custos, despesas, lucros e investimentos que a empresa terá. Assim como em outros planejamentos, é importante tê-lo para se orientar e tomar melhores decisões, neste caso em relação ao uso do orçamento da empresa.
Agora que entendemos o que é um planejamento orçamentário, precisamos entender como colocá-lo em prática.
Como fazer um planejamento orçamentário?
Para começar um bom planejamento orçamentário é importante você definir bons objetivos, que estejam alinhados com a capacidade da empresa. Caso tenha alguma dúvida a respeito leia nosso artigo sobre meta inteligente.
Defina os objetivos de acordo com cada setor, levando em conta o potencial real de cada área e não estimando sem nenhuma ligação com a realidade. Use como base períodos anteriores, como meses ou até um ano, para estimar o crescimento da empresa e o uso do orçamento.
Você pode, por exemplo, usar o fluxo de caixa e até mesmo o DRE.
Com base nos indicadores de resultados anteriores você terá uma boa noção do que será capaz realizar no futuro e como o orçamento deve ser investido. Lembre-se de levar em consideração todos os custos e despesas da empresa para não ter surpresas ao longo do caminho.
Sabendo disto, você já pode planejar seu orçamento para os próximos meses com tranquilidade.
Dica extra: Como ter mais segurança!
Imprevistos acontecem na vida em geral, e nos negócios não é diferente. Mesmo que você tenha um bom planejamento é importante deixar uma margem para eventuais acontecimentos, e assim manter todas as operações em dia. Tendo uma margem de segurança você manterá a tranquilidade na hora de tomar ações.
Baixe aqui sua Planilha de Indicadores Financeiros e Econômicos.
Leia também: Otimização de processos: como melhorar a produtividade.