Desdobramento de metas, porque é necessária para a gestão?

Desdobramento de metas, porque é necessária para a gestão?

Desdobramento de metas, porque é necessária para a gestão?

O planejamento estratégico sem dúvidas é algo muito importante para que a sua empresa alcance o sucesso. No entanto, para que isso aconteça é necessário que ele seja cumprido da melhor forma possível. É aqui que surge a necessidade do desdobramento de metas. Dessa forma você divide o seu planejamento em objetivos menores afim de aperfeiçoá-los e gerir melhor o que foi planejado.

O que é desdobramento de metas?

Desdobramento de metas nada mais é que uma forma eficiente de alcançar os objetivos ou resultados esperados para um empresa. Ou seja, é uma técnica para desdobrar os objetivos em ações. Através dela você divide o seu planejamento em diversas etapas até chegar ao objetivo final. Dessa maneira, fica mais fácil executar cada etapa com excelência e saber exatamente por onde começar. Afinal, esse é um dos maiores desafios ao colocar o plano em prática.

Através dessa fragmentação dos seus objetivos você garante ações mais focadas no resultado, alinhamento estratégico, melhora no gerenciamento, facilidade da mensuração, aperfeiçoamento das etapas e maior facilidade para tomar a decisão certa.

Enquanto o planejamento estratégico vislumbra onde a empresa quer chegar, o desdobramento de metas é o caminho que te faz chegar ao resultado. É por isso que essas etapas são tão importantes para a gestão do seu negócio.

Agora que você já entendeu a importância dessa técnica e o que ela é, vamos aprender como fazê-la corretamente.

Como fazer desdobramento de metas

O primordial para fragmentar as metas corretamente é separá-las hierarquicamente e, logo em seguida identificar quais ações podem ser desenvolvidas por um determinado setor.

Para que isso seja feito de forma eficaz existem 3 métodos que podem e vão te ajudar a desenvolver esse processo, conheça-os logo abaixo.

1) Balanced Scorecard (BSC)

O BSC é uma das metodologias mais conhecidas e foi desenvolvida por professores da Harvard Business School. Esse método tem como objetivo alinhar as estratégias e as atividades operacionais de uma empresa. Os objetivos do planejamento são organizados de acordo com alguns indicadores. Dessa maneira fica mais fácil mensurar e analisar o andamento de cada meta.

2) Key Perfomance Indicator (KPI)

Essa metodologia se preocupa com o modo que as tarefas serão realizadas. Por isso ela cria indicadores para analisar o desempenho e o andamento de cada etapa do processo. Essa metodologia pode ser útil tanto para dar uma ideia específica de cada tarefa, quanto para dar um ideia global do planejamento como um todo.

3) Objectives and Key Results (OKR)

Esse método cria uma estrutura de ações que se relacionam a fim de atingir os objetivos. Enquanto os objectives descrevem e se referem aos objetivos almejados, o key results analisa, através de métricas, se o objetivo foi realmente atingido.

Existem outras metodologias que podem te ajudar no desdobramento de metas, contudo, nesse post citamos apenas as 3 mais conhecidas. Para definir qual delas é a melhor opção para a sua empresa, uma consultoria pode ser a solução, afinal eles saberão identificar qual método mais atende a sua empresa.

Vale ressaltar que, apesar das metodologias serem de grande ajuda, para que elas realmente funcionem e tragam os resultados esperados toda a equipe precisa estar alinhada, além de ter ciência da importância de cada meta.

Se você quer alcançar o sucesso e conseguir sempre bons resultados, a precificação correta também é algo essencial para o seu negócio. Leia mais sobre clicando aqui.

E aí, gostou do nosso texto? Continue acompanhando nosso blog. Toda semana teremos informações e dicas excelentes sobre gestão e consultoria, tudo pra ajudar você e a sua empresa.