Uma das principais funções de um empreendedor de sucesso é definir metas inteligentes, e por esse motivo vamos explicar um pouco sobre meta smart.
A meta é um parâmetro usado para direcionar as ações da empresa, uma vez que define um foco de atuação e diminui a confusão do que deve ou não ser feito.
Continue lendo e entenda:
- O que é meta smart;
- Como definir uma meta smart;
- Exemplo de meta smart;
Lembrando que há diversas formas de definir uma meta, contudo, até o momento, a meta smart é a forma mais inteligente.
O que é meta smart?
A meta smart nada mais é que uma forma de definir uma meta, seja para uma empresa, seja para uma pessoa.
S.M.A.R.T. é um acrônimo em inglês para:
- S – Especifica;
- M – Mensurável;
- A – Atingível;
- R – Relevante;
- T – Temporal;
Como é possível perceber, a meta smart tem diversos pontos que devem ser levados em consideração a fim de que seja definida a meta.
Logo que é possível ter maior possibilidade de ser bem sucedido, fugindo de metas amplas, sem métricas e pouco importantes.
Como definir uma meta smart?
Ao definir um objetivo para alcançar é necessário ter alguns indicadores para saber se temos chances de sucesso.
De tal forma que primeiramente é importante focar em ser especifico e definir com clareza qual o objetivo você deseja alcançar.
Em seguida, é necessário estabelecer algum parâmetro para mensurar os resultados.
É importante também procurar entender se a meta desejada é atingível dentro de um histórico de metas e resultados anteriores.
Ao passo que você avançar etapas, você precisará se perguntar a relevância da meta, para saber se realmente é importante para a empresa.
Para finalizar, é definido um tempo para atingir a meta, para que você saiba quando os resultados devem ser obtidos.
Exemplo de META SMART!
Você pode utilizar papel e caneta para fazer as primeiras anotações, e depois passar para uma planilha no computador, ou pode fazer diretamente.
O importante é entender bem como definir a meta e criar uma para cada setor da empresa.
Exemplo:
- Especifica: Aumentar 10% das vendas;
- Mensurável: +300/dia vendas;
- Atingível: média de vendas atuais 100/dia;
- Relevante: Vender mais aumenta o lucro/margem de investimentos;
- Temporal: 6 meses;
Neste exemplo você pode notar que há alguns pontos interessantes, mas bem claro do que o setor de vendas deve alcançar.
Aumentar as vendas, tendo um indicador mensurável, dentro de um histórico, com relevância bem definida, e com um prazo para ser alcançada.
Ter um plano de ação bem definido te ajudará a alcançar as ações e as metas. Saiba mais sobre o PLANO DE AÇÃO clicando AQUI!
Para Finalizar…
A META SMART é um modelo para gestores e empreendedores a fim de que definam metas de forma inteligente.
Assim, leva em conta todos os aspectos necessários e cria um ambiente mais produtivo porque foca no que é importante.
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