Ter um time engajado muitas vezes é desafiador! Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto e trazer ações que podem ajudar no aumento do engajamento do seu time, escrevemos esse post. Espero que ajude nessa construção dentro do negócios de vocês.

Ter uma equipe engajada é essencial para o sucesso das empresas. Quando o time está engajado, as pessoas ficam mais motivadas, produtivas e comprometidas com o alcance do objetivo da empresa. O engajamento do time com a empresa está muito relacionado com a satisfação das pessoas no trabalho e, tem alguns pontos que podem afetar nessa relação.

Podem existir diferentes níveis de engajamento entre os colaboradores:

  • Existem aqueles que estão altamente engajados e, constantemente, demonstram entusiasmo. Muitas vezes essas pessoas são ótimas para tomar iniciativas, são dedicadas, querem ampliar os resultados da empresa e, consequentemente, o seu também.
  • Tem pessoas que não estão muito engajadas, mas cumprem com o combinado. Aquilo que foi acordado é realizado sem demonstrar muito interesse profundo ou vontade de contribuir além do esperado.
  • Há também um último grupo de profissionais, aqueles que não são engajados. Esses muitas vezes podem estar desmotivados. Normalmente não demonstram muito interesse, não buscam novas soluções e tem baixa produtividade.

Diante desses perfis, temos uma figura muito importante dentro das empresas para transformar esse cenário: O LÍDER!

É muito importante que o líder consiga perceber os sinais daqueles que não estão tendo um bom desempenho para ajudá-los a melhorar. É essencial que esse líder saiba fazer uma boa leitura do ambiente e construir um espaço de trabalho mais positivo e motivador. Tem algumas estratégias que podem ajudar na construção desse ambiente mais engajado:

  • Tenha uma comunicação efetiva, aberta e transparente. Crie uma boa cultura de feedbacks direcionados para o desenvolvimento da pessoa e da equipe.
  • Tenha uma visão clara do objetivo da empresa e garanta que todos saibam como cada um contribui para a construção desse sucesso.
  • Promova e encoraje a sua equipe para criar um espaço de colaboração e crescimento com a equipe. Incentive a comunicação, trabalho em equipe e compartilhamento de ideias.
  • Faça com que sua equipe esteja interessada em se desenvolver pessoalmente e profissionalmente. Em alguns casos, pode inclusive fornecer cursos, palestras e workshops para o time.
  • Encoraje a autonomia e responsabilidade. Quando você dá liberdade para a sua equipe na tomada de decisão, você fortalece neles o senso de propriedade e fortalece os laços de confiança. Isso faz com que eles fiquem mais engajados.
  • Crie uma cultura de aprendizado. É claro que o erro tem que ser evitado, mas quando acontecer, devemos aprender com eles para que não aconteçam novamente. Incentive a cultura de melhoria contínua e promova espaços para compartilharem experiências.
  • Comemore as vitórias. Esse é um passo importante para que o cérebro entenda que temos recompensas quando as coisas são feitas corretamente ou quando alcançamos algum resultado esperado. Pode ser feita uma comemoração, em evento, uma dinâmica, uma conversa de agradecimentos, enfim, é colocar a criatividade para funcionar.

É importante que entendam que cada empresa é única e cada equipe é única. Pode ser que alguns dos pontos que falamos já estão muito bem desenvolvidos no seu negócio e vai precisar aprofundar um pouco mais em outras soluções. O engajamento não é um projeto com um fim, é um processo contínuo e, deve estar em constante movimento.

Nós sabemos que criar essa estrutura não é tão fácil. Sabemos também que não se transforma da noite para o dia. O nível de maturidade de gestão da sua empresa pode acelerar ou retardar esse processo. Portanto, antes de querer fazer mudanças pontuais, entenda o contexto global da sua empresa e analise os impactos das mudanças na estrutura.

E claro, como já sabem, o que nos move é o resultado dos nossos clientes. Estamos aqui para o que precisar! Se quiser entender um pouco melhor e fazer um diagnóstico gratuito da sua empresa, é só entrar em contato com nossa equipe especializada.