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Além de saber gerenciar bem suas finanças, é muito relevante entender caminhos para aumentar a receita da sua empresa.

É por meio da receita gerada pela empresa que ela consegue manter sua atividade, pagar os colaboradores e realizar investimentos.

Já abordamos aqui no blog o tema fluxo de caixa para ajudar na gestão, bem como o DRE e outras ferramentas.

Entretanto, se a sua empresa não consegue gerar receita de maneira contínua ela não será capaz de manter sua operação funcionando, mesmo com uma boa gestão.

Por este motivo vamos compartilhar com você alguns pontos que podem contribuir para que sua empresa consiga aumentar a receita de forma orgânica.

Continue lendo e entenda:

  • Como aumentar a receita;
  • Como aumentar o número de clientes;
  • Como aumentar o valor por transação;
  • Como aumentar a frequência das vendas;
  • Como aumentar o preço dos produtos/serviços;

Lembrando que é sempre importante ter a ajuda de uma consultoria em gestão para contribuir na geração de receita.

Como aumentar a receita?

Para que sua empresa aumente a receita é necessário que você como empresário foque em alguns aspectos.

O primeiro é aumentar a quantidade de clientes que você atende, melhorando o funcionamento da empresa e sendo mais eficiente.

O segundo passo é aumentar o ticket médio por cada venda realizada, incluindo produtos auxiliares ou ofertando algum serviço adicional.

O terceiro passo é aumentar a frequência em que cada cliente realiza uma compra.

O quarto é agregar valor aos produtos e serviços por meio do aperfeiçoamento dos processos da empresa e, com isto, aumentar o preço.

Uma vez que você sabe disto, precisamos aprofundar mais nestes pontos.

Como aumentar o número de clientes?

Para que sua empresa consiga aumentar o número de clientes, é fundamental analisar a capacidade de atendimento desta nova demanda.

Se a sua empresa já tem porte para receber novos clientes, será necessário investir em ações para que mais pessoas conheçam as suas soluções.

Seja por meio de marketing, promoções ou até mesmo programas de indicação.

Oferecendo algum tipo de vantagem para clientes satisfeitos que consigam trazer amigos para comprar e se tornar cliente.

Lembrando que as vantagens oferecidas devem ser calculadas previamente, visto que é necessário analisar sua viabilidade dentro do possível ganho gerado por novos clientes.

Como aumentar o valor por transação?

Agora que você já entende que é possível aumentar a receita da empresa com novos clientes, vamos entender outro caminho.

Este caminho é agregar novos produtos ou serviços para cada nova transação realizada e aumentar o ticket médio da empresa.

Conhecida como Crosseling, esta técnica consiste em oferecer algo adicional ao cliente quando ele realizar uma compra com algum tipo de vantagem perceptível.

Em um caso real ao efetuar a venda de um Smartphone é possível oferecer um conjunto com três capas personalizadas ou na compra de um Notebook oferecer um fone de ouvido Bluetooth.

Além desta técnica, é possível se utilizar do Upselling, que consiste em oferecer algo maior e mais caro ao cliente que demonstrou interesse por um produto específico.

No caso de um cliente que comprou uma vara de pesca, por exemplo, oferecer com desconto, somente na compra imediata, uma caixa com divisórias e acessórios para pesca, anzóis, chumbadas, etc.

Assim é possível melhorar o valor do ticket por cada transação realizada, aumentando a receita gerada pela empresa.

Como aumentar a frequência das vendas?

Já podemos perceber que há dois modos diferentes e interessantes de aumentar a receita organicamente sem muito custo operacional.

Todavia, é possível também melhorar a geração de receita por meio do aumento na frequência das vendas.

Se um cliente em geral costuma adquirir um produto ou solicitar um serviço uma vez por mês, incentive-o a fazer o mesmo uma vez por semana.

Um exemplo interessante é a realização de um programa de fidelização, oferecendo alguma vantagem após certo número de compras.

É muito comum em modelos de negócios onde a venda é regular e constante como, por exemplo, mercado ou loja de conveniência.

Entretanto, é importante lembrar que todas as vantagens devem ser previamente calculadas para não comprometer a lucratividade.

Como aumentar o preço dos produtos/serviços?

Para finalizar a quarta maneira de aumentar a receita da empresa, você pode:

  • aumentar o preço cobrado por cada produto vendido, ou aumentar o valor do serviço prestado.

Neste caso é necessário primeiro realizar uma análise e verificar a possibilidade de realização desta mudança.

Uma vez que alteração de preço pode ocasionar queda no volume das vendas.

Por outro lado, se houver uma melhoria dos processos gerenciais da empresa é possível agregar valor e justificar o aumento dos preços.

Como no exemplo de aplicar correções no procedimento operacional padrão e, com isto, garantir maior qualidade do produto ofertado.

Para finalizar, como posso aumentar a receita da minha empresa?

Como podemos notar ao longo do artigo é possível sim aumentar a receita da empresa por meio de gestão eficiente.

Expandindo a cartela de clientes, aumentando o ticket médio, a frequência nas vendas e até subindo preços.

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