A importância da redução de custos para uma organização

A importância da redução de custos para uma organização

A importância da redução de custos para uma organização

Os custos de uma empresa interferem diretamente no valor de seus produtos e serviços. Como consequência disso, o lucro também é afetado. Por isso a redução de gastos é tão importante para a sobrevivência do seu negócio. Afinal, quanto menor for o seu custo, menor será o seu preço e maior será a quantidade de clientes. Neste artigo você vai entender a importância dessa estratégia para uma organização.

A primeira pergunta que devemos fazer antes de seguir para o assunto principal do artigo é: você sabe o que são custos?

Eu sei, a resposta parece meio obvia, mas muita gente confunde custos com investimento. Contudo, esses dois conceitos são diferentes. O custo se refere aos gastos diretamente ligados a execução de um serviço ou produção de uma mercadoria, ou seja, esses gastos são indispensáveis para o funcionamento da produção. Enquanto o investimento se refere a um gasto extra que, nem sempre, é essencial para a execução do serviço.

Agora que já fizemos essa breve introdução, vamos direto ao ponto.

Por que a redução de custos é importante?

Como já falamos na introdução deste artigo, o custo de produção da sua empresa interfere diretamente no preço das suas soluções. Afinal, como já vimos em outro post, as suas despesas são cruciais para precificar a sua mercadoria. Por isso, quanto maiores forem os seus gastos, maior será o preço do seu serviço e em um mercado tão competitivo, ter preços altos não é vantajoso. Afinal, o que chama a atenção dos consumidores são, justamente, os pequenos preços.

Portanto, a redução de custos te ajudará a reduzir os seus preços. Dessa forma você terá uma enorme vantagem perante seus concorrentes. Além disso, o seu faturamento, o seu lucro e os seus resultados aumentará proporcionalmente.

Você ainda tem dúvidas de que essa estratégia é importante para a sua empresa? Reduzir os seus gastos só trará vantagens. Contudo, essa redução deve ser feita de forma cautelosa e profissional para não afetar a qualidade ou a produtividade do seu negócio. Pensando nisso, nós, aqui da Algaris, preparamos algumas dicas para reduzir os gastos corretamente.

Dicas para reduzir os seus custos

1) Análise dos custos

O primeiro passo para reduzir os seus custos é, justamente, conhecê-los. Caso você faça uma boa gestão financeira já terá o levantamento de todos esses dados. Contudo, caso ainda não faça, registre todas as suas contas e gastos. Fazendo isso será muito mais fácil identificar o que tem exigido mais capital. Além disso, também será possível reconhecer quais gastos não são necessários para o funcionamento da sua produção.

2) Fluxo de caixa

Já falamos em outro artigo sobre fluxo de caixa. Ele é extremamente importante para evitar imprevistos financeiros. Afinal ele facilita a administração e a gestão do seu negócio.

3) Otimização dos setores

Quando um setor não produz com a sua capacidade máxima alguns gastos extras acabam sendo necessários. Isso porque, quando as ações não são bem executadas você pode precisar de mais horas, mais funcionários, energia e etc. Por isso, otimizar os setores da sua empresa e deixar tudo funcionando perfeitamente pode significar mais economia para você.

Nosso post sobre capacidade instalada é perfeito para te ajudar com essa etapa.

4) Controle do estoque

Ter um grande volume de estoque não é vantagem para ninguém. Afinal, os produtos em estoque são considerados um capital inativo, além de também significarem perda de dinheiro. Por isso é tão importante controlar o seu estoque para reduzir custos. Compre somente o necessário para manter as vendas da sua empresa. Dessa maneira você evita perder mercadoria e capital.

5) Redução de consumo

Os gastos com energia elétrica, telefonia, internet e água podem até parecer pequenos para empresas. Contudo, uma pequena redução de consumo em cada uma dessas contas pode representar uma economia considerável.

6) Gestão financeira

Uma gestão financeira bem feita tem como consequência uma grande redução de custos, além da melhora nos resultados. Isso porque quando gerenciamos corretamente os nossos recursos conseguimos identificar os gastos desnecessários e aquilo que merece mais atenção. Por isso, se a sua intenção é economizar e melhorar os seus resultados não pense duas vezes antes de contratar uma empresa para te ajudar.

Conclusão

Reduzir os custos é indispensável para um empreendimento, afinal, ao cortar os custos desnecessários você terá mais capital, melhores preços e poderá investir mais para crescer a sua organização.

Contudo, todas essas vantagens só são possíveis quando o corte desses gastos for feito corretamente. Até porque, diminuir os custos de produção e ter queda na qualidade do produto não é bom nem para você e nem para os clientes. Não adianta ter preços bons se a sua mercadoria apresentar queda de padrão.

E aí? Nosso artigo foi útil para você? Esperamos que você tenha aprendido com este texto. Para continuar recebendo nossos textos, não se esqueça de acompanhar o nosso blog.