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Para que sua empresa possa crescer no longo prazo, além de vender é necessário saber como realizar a gestão de clientes.

A gestão de clientes eficiente é aquela capaz de entender o fluxo do cliente dentro da empresa, assim como gerenciar este fluxo para ter previsibilidade nas vendas e aumentar a lucratividade.

Continue lendo:                            

  • Por que realizar gestão de clientes?
  • Como realizar gestão de clientes?
  • Dica extra: Enxergue as melhores oportunidades!

Vale ressaltar que não há apenas uma forma de realizar a gestão de clientes, visto que diversas empresas têm modelos diferentes de negócio.

 

Por que realizar gestão de clientes?

 

Ter uma boa estratégia de atração de novos clientes é fundamental para uma empresa.

Realizar vendas movimenta de forma saudável e sustentável o funcionamento operacional, e gera lucros.

Porém, não basta atrair novos clientes, também é importante conseguir reter os clientes.

Por isso, é relevante saber realizar uma gestão de clientes eficiente, para manter os clientes consumindo.

Além disto, manter um cliente consumindo é mais barato do que atrair novos clientes, impactando assim diretamente no custo operacional, se levarmos em conta o custo de aquisição.

 

Como realizar gestão de clientes?

 

Agora que já entendemos que reter o cliente consumindo na empresa é mais barato, precisamos entender como fazer isto.

O primeiro passo é acompanhar a carteira de clientes e verificar quais deles estão deixando de positivar.

Este passo não pode ser delegado somente aos vendedores responsáveis, mas os gestores devem ficar atentos também.

Verifique periodicamente a carteira de clientes para entender o comportamento de compra dos clientes e tomar suas decisões.

Além disto, para gerir, você pode ir alimentando uma planilha mês a mês, notificando que determinado cliente está inativo.

Outro passo relevante é a criação de programas de fidelização para aumentar a permanência dos clientes na empresa, além de reter os clientes estes programas podem aumentar as vendas.

Você pode até mesmo mesclar o programa de fidelização com indicações para ter ainda mais vantagens.

Uma dica importante é focar nos produtos e clientes mais lucrativos, tão como dar vantagens para que eles possam consumir mais.

Outro ponto importante é focar em um bom relacionamento pós-venda, para que o cliente fique satisfeito e continue comprando.

Para tanto dê atenção especial também após realizar uma compra, entrando em contato e realizando pesquisa de satisfação.

Saber o grau de satisfação e manter contato próximo deixará o cliente mais confiante em continuar comprando e adquirindo novos serviços e produtos.

Seguindo estes passos você com certeza terá uma gestão de clientes eficiente e assim terá resultados muito mais satisfatórios.

 

Dica extra: Enxergue as melhores oportunidades!

 

Além de seguir os passos anteriores é muito importante focar nas metas de ativação, positivação e extensão de mix.

Não deixe o setor comercial focado em apenas adquirir novos clientes e bater metas de vendas.

Por este motivo, oriente os vendedores para identificar as melhores oportunidade e oferecer produtos adicionais para clientes engajados.

Para aqueles clientes que já demonstram interesse em algo, adicionando ao produto já adquirido um novo produto e que pode aumentar sua lucratividade.

 

Para Concluir!

 

Como foi possível notar durante este artigo a gestão de cliente é uma ótima forma de aumentar a lucratividade da empresa.

Primeiro seguindo uma serie de passos para manter a carteira de clientes ativos e consumindo e focando nas melhores oportunidades.

Além do setor de vendas, suporte e marketing que estão em contato com o cliente diretamente os líderes e gestores precisam focar na gestão de clientes, para que toda a empresa possa ganhar.

 

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