Para que sua empresa possa crescer no longo prazo, além de vender é necessário saber como realizar a gestão de clientes.
A gestão de clientes eficiente é aquela capaz de entender o fluxo do cliente dentro da empresa, assim como gerenciar este fluxo para ter previsibilidade nas vendas e aumentar a lucratividade.
Continue lendo:
- Por que realizar gestão de clientes?
- Como realizar gestão de clientes?
- Dica extra: Enxergue as melhores oportunidades!
Vale ressaltar que não há apenas uma forma de realizar a gestão de clientes, visto que diversas empresas têm modelos diferentes de negócio.
Por que realizar gestão de clientes?
Ter uma boa estratégia de atração de novos clientes é fundamental para uma empresa.
Realizar vendas movimenta de forma saudável e sustentável o funcionamento operacional, e gera lucros.
Porém, não basta atrair novos clientes, também é importante conseguir reter os clientes.
Por isso, é relevante saber realizar uma gestão de clientes eficiente, para manter os clientes consumindo.
Além disto, manter um cliente consumindo é mais barato do que atrair novos clientes, impactando assim diretamente no custo operacional, se levarmos em conta o custo de aquisição.
Como realizar gestão de clientes?
Agora que já entendemos que reter o cliente consumindo na empresa é mais barato, precisamos entender como fazer isto.
O primeiro passo é acompanhar a carteira de clientes e verificar quais deles estão deixando de positivar.
Este passo não pode ser delegado somente aos vendedores responsáveis, mas os gestores devem ficar atentos também.
Verifique periodicamente a carteira de clientes para entender o comportamento de compra dos clientes e tomar suas decisões.
Além disto, para gerir, você pode ir alimentando uma planilha mês a mês, notificando que determinado cliente está inativo.
Outro passo relevante é a criação de programas de fidelização para aumentar a permanência dos clientes na empresa, além de reter os clientes estes programas podem aumentar as vendas.
Você pode até mesmo mesclar o programa de fidelização com indicações para ter ainda mais vantagens.
Uma dica importante é focar nos produtos e clientes mais lucrativos, tão como dar vantagens para que eles possam consumir mais.
Outro ponto importante é focar em um bom relacionamento pós-venda, para que o cliente fique satisfeito e continue comprando.
Para tanto dê atenção especial também após realizar uma compra, entrando em contato e realizando pesquisa de satisfação.
Saber o grau de satisfação e manter contato próximo deixará o cliente mais confiante em continuar comprando e adquirindo novos serviços e produtos.
Seguindo estes passos você com certeza terá uma gestão de clientes eficiente e assim terá resultados muito mais satisfatórios.
Dica extra: Enxergue as melhores oportunidades!
Além de seguir os passos anteriores é muito importante focar nas metas de ativação, positivação e extensão de mix.
Não deixe o setor comercial focado em apenas adquirir novos clientes e bater metas de vendas.
Por este motivo, oriente os vendedores para identificar as melhores oportunidade e oferecer produtos adicionais para clientes engajados.
Para aqueles clientes que já demonstram interesse em algo, adicionando ao produto já adquirido um novo produto e que pode aumentar sua lucratividade.
Para Concluir!
Como foi possível notar durante este artigo a gestão de cliente é uma ótima forma de aumentar a lucratividade da empresa.
Primeiro seguindo uma serie de passos para manter a carteira de clientes ativos e consumindo e focando nas melhores oportunidades.
Além do setor de vendas, suporte e marketing que estão em contato com o cliente diretamente os líderes e gestores precisam focar na gestão de clientes, para que toda a empresa possa ganhar.
Leia também nossos artigos do mês de Abril:
Se você gostou deste conteúdo lembre-se de compartilhar com seus amigos nas redes sociais e também no Whatsapp.
Caso tenha alguma dúvida sobre o tema deixe nos comentários, pois estamos à disposição para responder e ajudar.