Necessidade de capital de giro e uma gestão de sucesso

Necessidade de capital de giro e uma gestão de sucesso

Necessidade de capital de giro e uma gestão de sucesso

Cuidar do seu capital e do dinheiro no caixa é algo extremamente importante para uma gestão financeira de sucesso. Afinal, a sua empresa precisa disso para se manter e também para crescer. Contudo, calcular apenas o capital de giro não basta, você precisa conhecer a necessidade de capital de giro. Neste artigo explicaremos tudo sobre o NCG.

O que é capital de giro?

O capital de giro é o valor necessário para manter suas atividades, ou seja, são todos os recursos que garantem o funcionamento da empresa. O capital de giro é importante, principalmente, para aqueles períodos em que você ainda está esperando o dinheiro entrar. Sem ele, manter o negócio durante esse tempo seria muito mais difícil.

O que é necessidade de capital de giro?

A necessidade de capital de giro (NCG) é um indicador do valor mínimo que a empresa precisa para garantir que suas operações continuem funcionando. É através deste indicador que você saberá se a sua empresa precisa de mais dinheiro em caixa e mais recursos para aumentar o capital de giro. Por isso, conhecer a NCG do seu negócio é crucial.

Agora que você já conhece os dois termos, chegou a hora de saber como calculá-lo. A NCG pode ser calculada de diferentes formas, a primeira forma que te ensinaremos é baseada no seu ciclo financeiro. Veja a seguir

NCG e o ciclo financeiro

Aqui o índice será dado em dias e não em termos financeiros, ou seja, nessa maneira de calcular você vai descobrir quando precisará de mais dinheiro e não a quantia de capital. Sendo assim, para essa fórmula de necessidade de capital de giro você precisa considerar os prazos médios de recebimento e os prazos médios de pagamento. O prazo médio de recebimento é, basicamente, o período entre a venda e o recebimento do dinheiro. Enquanto o prazo médio de pagamento se refere ao período entre a compra e o pagamento do fornecedor.

Para chegar ao resultado você deve subtrair os prazos médios de recebimento pelos prazos médios de pagamento. Portanto a fórmula ficará assim:

NCG = Prazos médios de recebimento – Prazos médios de pagamento

NCG e o saldo de contas

Outra forma chegar a necessidade de capital de giro é usar o saldo de contas como base. Essa é, provavelmente a mais comum. Nessa fórmula você vai considerar três coisas, são elas: contas a receber, contas a pagar e valor presente em estoque.

Para calcular usando esses três fatores você vai precisar somar as contas a receber com o valor do estoque e subtrair o resultado pelas contas a pagar. Para entender melhor, veja a fórmula abaixo:

NCG = (Contas a receber + Valor do Estoque) – Contas a pagar

NCG e o balanço patrimonial

Assim como a fórmula de cima, aqui você saberá quanto você precisa de capital de giro. Para analisar a NCG aqui você vai precisar de duas coisas, o artigo circulante operacional e o passivo circulante operacional.

O ativo circulante operacional é, basicamente, a disponibilidade financeira, ou seja, todos os bens que podem ser convertidos em dinheiro. Ex: estoques, contas a receber dos clientes, aplicações, entre outros.

Já o passivo circulante operacional se refere as obrigações financeiras da empresa como por exemplo, pagamento de salários, impostos fornecedores e etc.

Essa também é uma maneira bem simples de calcular, você só precisa subtrair o ativo circulante pelo passivo circulante. Neste caso a fórmula seria assim:

NCG = Ativo circulante operacional – Passivo circulante operacional

Conclusão

A necessidade de capital de giro é um indicador extremamente importante para a gestão financeira. Afinal, é a partir dela que você saberá quanto e quando precisará de capital de giro. Além disso, a diversidade de fórmulas permite que você escolha aquela que mais se adéqua as necessidades existentes no seu negócio.

Não deixe de fazer a sua NCG, afinal, ela é importantíssima para manter a sua empresa e o seu fluxo de caixa totalmente saudável.

Agora que você já sabe como calcular a sua necessidade de capital de giro, continue acessando o nosso blog para ficar sempre por dentro do universo de gestão.

Outro assunto muito importante para a sua gestão é o markup, clique aqui e leia o nosso artigo sobre esse assunto.