Kanban: o que é e como aplicar na sua empresa?

kanban

Kanban: o que é e como aplicar na sua empresa?

Neste artigo falaremos sobre um dos mais conhecidos métodos de gestão utilizados por diversas empresas, o Kanban, considerado uma metodologia ágil.

Se você precisa de maior agilidade no gerenciamento dos seus projetos essa pode ser a melhor maneira de fazer isto.

Portanto, continue lendo e entenda:

  • O que é Kanban?
  • Como aplicar o Kanban na sua gestão?

 

Lembrando que é sempre importante contar com a ajuda de uma empresa experiente em gestão empresarial  para aplicar o melhor método de gerenciamento para sua operação.

 

O que é Kanban?

O termo Kanban pode ser traduzido como “tabuleiro” em japonês, e é uma alusão ao quadro onde se afixa os cartões com anotações, isto é, os famosos post-its, os quais são muito comuns nas empresas.

A metodologia foi desenvolvida no Japão pela empresa Toyota, nos anos 60, com o objetivo de contribuir na gestão dos projetos.

Esse quadro auxilia na visualização de uma série de fatores, acelerando a gestão dos processos necessários para obtenção de resultados.

Por isso tornou-se popular em diversas empresas e tem sido utilizado como a principal metodologia de gestão de projetos.

O modelo Kanban é composto por três partes, o quadro já mencionado, os cartões, e as colunas. Veja no exemplo abaixo:

Kanban

 

A partir deste exemplo podemos ver um controle de tarefas, mas existem outras formas que o Kanban pode ser utilizado.

Agora que já entendemos a origem e a essência do Kanban, nós precisamos entender como aplicar na empresa.

 

Como aplicar o Kanban na sua gestão?

Um passo importante é entender o fluxo de trabalho da sua empresa e quais as etapas necessárias para obter um determinado resultado, como por exemplo: preparação, produção, registro e distribuição de um determinado produto.

Cada etapa é separada em uma coluna, e cada uma das tarefas dentro das colunas pode receber uma situação, como em execução ou finalizado.

Desta maneira será possível acompanhar de forma visual como está a evolução das tarefas e quais atividades ainda precisam ser realizadas.

Há outras formas de utilização do Kanban, mas varia de acordo com as necessidades da empresa.

Lembrando sempre que esta metodologia foca em ser ágil e diminuir o tempo de execução, evitando desperdício de recursos.

 

Para Finalizar!

Como foi possível notar ao longo do artigo, o Kanban é uma metodologia de gestão de tarefas com foco em agilidade.

Pensada e criada por japoneses, esta ferramenta pode contribuir para a inovação e melhoria na gestão dos seus projetos de forma visual.

 

Baixe aqui sua Planilha de Indicadores Financeiros e Econômicos.

Leia também: Otimização de processos: como melhorar a produtividade.

 

Se você gostou deste conteúdo compartilhe com seus amigos nas redes sociais e também no Whatsapp.
Caso tenha alguma dúvida sobre este tema deixe nos comentários, estamos à disposição para responder e ajudar.