Design Thinking: o que é, e como usá-lo na empresa?

Design Thinking: o que é, e como usá-lo na empresa?

A princípio o Design Thinking foi utilizado dentro da área de design para desenvolver soluções inovadoras, contudo hoje é implementado por diversas áreas.

Além disso, leva em consideração o aspecto humano para agregar valor ao negócio, ou seja, maior lucratividade em decorrência da inovação.

Continue lendo e entenda:

  • O que é Design Thinking?
  • Como usá-lo no seu negócio?

 

O que é Design Thinking?

Certamente você deve ter ficado intrigado sobre o termo, pois faz referência a design, isto é, algo visual e pouco prático para uma metodologia.

Todavia, esse termo tem origem nos Estados Unidos, popularizado no final dos anos 60 e início dos anos 70.

Em síntese, o Design Thinking é uma maneira de pensar soluções criativas e inovadoras que priorizam a valorização dos seres humanos.

O Design Thinking é uma abordagem prática-criativa que visa a resolução de problemas, agindo com base na coletividade colaborativa, focadas nas necessidades reais do mercado.

Neste sentido, esse modo de pensar foca em entender o desafio em todos os aspectos possíveis, e também formas criativas para resolvê-lo.

Em seguida é realizado um esboço de possíveis soluções e os testes para validação.

Dessa maneira podemos concluir que essa forma de pensar utiliza o método do design para criar produtos e serviços melhores para os clientes, de forma criativa, focada nas necessidades reais do mercado e não apenas em estatísticas.

 

Como usá-lo na sua empresa?

Com a finalidade de obter resultados objetivos, essa maneira de pensar segue alguns passos bem definidos.

De tal forma que, você como empreendedor deve seguir os 5 (cinco) passos para desenvolver soluções inovadoras com valor de negócio.

No passo 1 é realizado o processo de empatia, ou seja, será necessário entender o contexto da pessoa que vai utilizar as soluções.

 

design-thinking

Em outras palavras, busque compreender o contexto do cliente, como o desafio influência sua vida e como a solução pode mudar esse panorama.

No passo 2 é realizado a definição do desafio a ser solucionado através de perguntas simples.

Só para ilustrar algumas das perguntas podem ser:

  • O que você e seu time sabem sobre o desafio?
  • O que você pode considerar de diferente sobre o desafio?
  • Como a solução vai impactar a vida do cliente?
  • Qual o valor que vai guiar a busca por solução?

Em terceiro lugar, no passo 3 é realizado o processo de visualização de possíveis soluções para o desafio através de conversas com a equipe.

 

Só para exemplificar, é possível realizar uma rodada na qual cada integrante propõe uma forma de resolver o desafio, e depois faça uma votação para saber quais as melhores.

Em seguida, no passo 4 é desenvolvido um protótipo, um esboço funcional das ideias selecionadas na etapa anterior, ou seja, elas serão desenvolvidas de fato na realidade.

Por último, no passo 5 é realizado testes e melhorias dos protótipos criados na etapa anterior para garantir melhores resultados para os clientes.

Assim sendo, após todos os passos percorridos você terá um novo produto ou serviço para ofertar aos seus clientes, com maior valor percebido.

 

Para concluir!

Em suma, o Design Thinking é uma maneira de pensar formas criativas para problemas reais dos seres humanos, com a finalidade de gerar soluções inovadoras de negócio.

Desse modo podemos concluir que o Design Thinking é uma ótima maneira de criar novos produtos e serviços que resolvem os desafios dos clientes.

Se você gostou deste conteúdo compartilhe.

Leia também nosso artigo de PDCA, ele irá ajudar bastante na resolução de problemas.