Precificação, qual a forma correta de se fazer?

Precificação, qual a forma correta de se fazer?

Precificação, qual a forma correta de se fazer?

Uma das principais dúvidas dos pequenos e médios empreendedores é como estabelecer a precificação dos seus produtos ou serviços. Afinal, saber o preço certo nem sempre é fácil, mas calma, nesse artigo falaremos algumas dicas e fórmulas que sem dúvida alguma te ajudarão a precificar corretamente.

Antes de saber como precificar seus produtos ou serviços corretamente, entenda por que ela é tão importante.

Por que a precificação é importante?

O preço adequado e correto pode melhorar os seus resultados e aumentar, consideravelmente o seu lucro. Além disso também garante que você não tenha prejuízo e tenha recursos em caixa.

Ou seja, a precificação pode ser a sua fonte de crescimento financeiro ou a sua queda, tudo depende da sua qualidade. Sendo assim, aprenda conosco como definir o preço certo para as suas soluções.

Como precificar corretamente

1) Conheça suas despesas

É claro que você precisa ter preços atrativos, mas o mais importante é não sair no prejuízo. Por isso tenha em mente todas as suas despesas para que o faturamento seja capaz de cobrir os seus custos. Dessa forma você não ficará no vermelho.

Sendo assim, antes de definir o preço dos seus produtos, tenha o registro de todas as contas e despesas da sua empresa, tanto as fixas, quanto as extras.

2) Avalie o mercado

A sua precificação deve ser compatível com o mercado. Isso quer dizer que você deve avaliar se os seus preços estão abaixo ou acima do que é feito pelos seus concorrentes. Essa etapa é essencial para ter uma noção do que já está sendo feito e para conferir se você realmente está no caminho certo.

3) Defina a margem de lucro almejada

Essa é uma etapa muito importante, afinal, ninguém quer um negócio que apenas cubra os seus custos, todo mundo quer obter lucro.

Para ajudar nesta etapa utilizamos o mark-up, ou seja, um índice que é aplicado sobre o custo de um produto ou de um serviço para a formação do preço de venda, mas vamos deixar isso para o próximo artigo.

O importante é saber que lucro acontece quando o faturamento sobressai os custos e despesas da empresa, por isso é tão importante definir as despesas antes de definir quanto de lucro você quer ou deve ter.

Vale ressaltar que aumentar os preços não significa necessariamente aumentar o lucro. Preços extremamente altos afastam os clientes o que também acaba te deixando no prejuízo. Defina uma margem de lucro que seja o suficiente para manter o seu negócio e atrair os seus clientes. Tenha como base o mercado, como já falamos acima.

4) Ouça os seus consumidores

Ouvir o consumidor é, sem dúvidas, a fonte do sucesso de qualquer negócio. Afinal, sem o consumidor a sua empresa não sobrevive. Portanto, para fazer a precificação das suas soluções faça uma pesquisa com seus potenciais clientes e veja quanto eles estão dispostos a pagar pelo produto oferecido.

5) Fique atento ao valor agregado

A precificação não se limita aos números. O preço ideal também deve ser definido com base no valor agregado a marca ou produto.

Analise o mercado, a sua concorrência e identifique o seu posicionamento. Para ter um bom valor agregado a sua empresa, você precisa satisfazer o seu cliente e mostrar que as suas soluções são feitas com qualidade. Feito isso, alinhe o preço, o valor da marca, a sua margem de lucro e todos os outros passos citados acima.

6) Sempre se atualize

O mercado muda o tempo todo e com ele também muda a precificação ideal. Por isso, nunca deixe de atualizar todas as suas informações, desde o lucro ao valor agregado. Desse modo você estará constantemente avaliando se os seus preços estão dentro do preço ideal para que o seu negócio seja sempre um sucesso.

Com esse controle você terá a garantia de crescimento do seu negócio.

Conclusão

Para precificar corretamente o seu serviço ou produto você precisa, sobretudo, pensar no equilíbrio. Você precisa equilibrar todos os pontos e etapas de modo que seja vantajoso para você e para os consumidores que buscam a sua empresa. Pode parecer difícil, mas é mais fácil do que você pensa e, sem dúvidas, traz resultados inegáveis.

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