A importância da execução associada a análise de informações

A importância da execução associada a análise de informações

A importância da execução associada a análise de informações

Em meio ao crescente desafio do ambiente empresarial, agregar valor para todas partes envolvidas e interessadas da organização é crucial. Entre ampliar os negócios e o espaço no mercado, utilizar tecnologias de forma eficiente e criativa, destaca-se a busca constante por melhores resultados econômicos e financeiros. Tudo isso para garantir a perpetuação da empresa de forma crescente. Mas como obter melhores resultados nesse contexto de múltiplos desafios que as organizações estão inseridas? É simples, é só associar execução e análise de informações. Entenda mais abaixo.

A importância de conciliar execução e análise de informações?

Um estudo avançado publicado pela Economist Intelligence Unidade, mostra que os crescimentos dos lucros das empresas estão diretamente associados à sua capacidade de análise de informações. Ou seja, somente a tomada de decisão e a execução não bastam. Dentre o grupo de 318 líderes pesquisados, as empresas que obtiveram crescimento médio maior que 10% no indicador financeiro EBITDA foram aquelas que se apoiaram de forma segura em informações de gestão. Como, por exemplo, demonstrativos de resultados, balanços e fluxos de caixa. Tudo isso para suas análises e tomada de decisões mais assertivas.

O estudo chama a atenção para importância de se executar o processo de análise de informações. Mas não somente, ele reforça que é preciso que seja feito de forma efetiva e abrangente. Afinal, esse processo é a base para definição de melhores ações. Sejam elas estratégicas ou operacionais, que irão promover o monitoramento das ações para o alcance das metas da empresa. Desse modo surgirá a possibilidade de resultados cada vez melhores.

Ao realizar a análise de dados de forma criteriosa através do método PDCA a empresa será capaz de tomar decisões mais confiáveis, coerentes. Ou seja, com maior chance de sucesso. Esse processo deve ser uma prática cíclica em todas as partes de seu sistema de gestão. Dessa maneira a organização poderá seguir no caminho do crescimento. Ou seja, dos resultados sustentáveis que tanto anseia e é premissa para a sua perenidade.

Porém entre a análise de dados, definição de ações e o sucesso nos resultados, há uma etapa crucial que é de suma importância para alcance dos objetivos da empresa que é a execução. De nada adianta ter as informações mais confiáveis, os softwares de apoio mais robustos, as pessoas mais capacitadas se não houver a plena execução de tudo que foi decidido e acordado após as análises. Ou seja, as organizações demandam de pessoas disciplinadas, pensamentos disciplinados e ação disciplinada para se alcançar bons resultados.

Leia também: Gerenciando o fluxo de caixa em 7 passos