A gestão financeira é o que mantém uma empresa funcionando, afinal, todo o desenvolvimento de um negócio começa pelo planejamento. Além disso, um planejamento financeiro evita que você seja surpreendido com problemas no seu capital. Esses são apenas alguns fatores que comprovam que o sucesso da sua empresa depende de um bom gerenciamento financeiro. Para entender ainda mais, continue lendo o post.
A importância da gestão financeira
A gestão financeira é o que faz o seu negócio sobreviver e, logo após, alcançar o sucesso. Isso porque, através de uma gestão bem feita, você conseguirá controlar o seu fluxo de caixa e acompanhar rigorosamente tudo o que ocorre na sua empresa.
Além disso, a importância da gestão do capital vai ainda além. Por meio dela é possível aumentar o seu lucro. Sim, é isso mesmo! Isso acontece porque a sua empresa passará a usar os recursos da forma correta para diminuir os desperdícios e potencializar os resultados.
A sua importância não para por aí, ao organizar bem as suas finanças e utilizar os seus recursos da maneira certa você direciona e canaliza o capital para o que realmente precisa, o que também impulsiona a sua empresa, já que permite que você faça investimentos vantajosos.
No entanto, tudo isso só ocorre quando a sua gestão financeira é feita de forma correta por profissionais que entendem tudo sobre ela. Não adianta investir na gestão se ela não for feita adequadamente. Por isso, escolhemos te dar algumas dicas para que você chegue ao caminho certo.
Como gerir corretamente o meu capital?
1) Identifique e registre todos os seus custos
Esse é o passo primordial, pois, não tem como fazer uma boa gestão financeira sem ter em mente todos os custos da empresa. Sendo assim, mapeie os seus custos separadamente. Faça uma pequena listagem ou planilha dos custos fixos que você tem por mês como água, luz, telefone e etc. Feito isso, anote os seus custos extras ou variáveis, ou seja, aqueles que variam de mês para mês.
Isso é importante, porque é a partir daqui que você conseguirá ver onde os seus recursos estão sendo investidos.
2) Conheça e administre o seu fluxo de caixa
Já falamos sobre o fluxo de caixa em outro post. Se você já leu, então provavelmente já sabe que é ele quem controla a entrada e saída de capital do seu caixa. Sendo assim, é praticamente impossível fazer uma boa gestão financeira sem gerenciar e organizar corretamente o seu fluxo de caixa. O ideal é que você atualize os registros e dados do fluxo de forma frequente, seja diário, semanal ou mensal. Desse modo você terá um controle total do capital presente no seu caixa, saberá se o saldo está negativo e, consequentemente, conseguirá se adiantar perante possíveis problemas.
3) Separe o capital particular do capital da empresa
Um dos erros mais comuns é misturar o capital particular com o capital da empresa. Para um bom planejamento e uma boa gestão financeira você precisa evitar essa ação. Por isso separe os dois caixas desde o início do seu empreendimento.
4) Aposte em softwares de gestão
Usar a tecnologia para gerir o seu sistema financeiro sem dúvida é uma ótima opção e tornará a sua gestão mais rápida, fácil e segura. Afinal, não é de hoje que a tecnologia está a nosso favor.
5) Aprenda sobre gestão ou contrate algum especialista
Embora possa até parecer fácil para algumas pessoas, a gestão financeira requer conhecimentos específicos. Já que, quanto mais o responsável pela gestão dominar o assunto, maiores serão as suas vantagens. Além disso, um especialista também se mantém atualizado em relação as ferramentas e conceitos. Você ainda tem dúvidas de que contratar uma empresa especialista em gestão pode ser a melhor saída?
Conclusão
Para que uma empresa funcione bem e se mantenha no mercado é necessário ter uma boa gestão financeira. De nada adianta vender bem, obter lucros, ter uma empresa funcionando se o capital não está sendo direcionado e gerenciado da maneira certa, afinal, tudo em uma empresa gira em torno do seu caixa.
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